terça-feira, 10 de janeiro de 2012





 Pequenas Reflexões Sobre as Redes Sociais e a Utilização do Chat em EAD
    
     Visando facilitar a comunicação foram criados diversos ambientes virtuais de aprendizagem, formal, informal ou não formal. São espaços virtuais que encurtam distancias, facilitam a divulgação de informações e podem ajudar professores no gerenciamento de conteúdos permitindo constante acompanhamento sobre o progresso dos estudantes. Como exemplo podemos citar as redes sociais, os Fóruns, Chats, Blogs, e-mail e etc.
     Definida pela Wikipédia como uma estrutura social composta por pessoas ou organizações que compartilham valores e objetivos comuns, as redes sociais podem se manifestar de diferentes formas. As mais comuns são:
  • Redes comunitárias – geralmente com objetivos de promover a integração de habitantes de um bairro ou cidade e/ou prover melhorias.
  • Redes profissionais – onde indivíduos procuram fortalecer a rede de contatos visando futuros ganhos pessoais ou profissionais, prática também conhecida como networking.
  • Redes sociais online ou de relacionamento - tais como facebook, orkut, myspace, twitter, plataforma etc.
     Sendo o ser humano uma espécie que vive em estado gregário, comprovadamente seres sociais, a maioria precisa estar em grupo para permanecer motivado. É neste sentido que as redes sociais tornam-se ferramentas importantes em EAD. Elas mantem o dinamismo entre docentes e discentes, nos permite trocar experiencias, faz fluir uma rede de informações e promovem a autonomia na medida que permite processarmos informações, gerenciarmos conhecimentos, confrontarmos com os já adquiridos anteriormente, nos adaptarmos aos novos e evoluirmos.
     O chat, por sua vez, sinônimo de conversação ou bate-papo, pode ser definido como um espaço virtual de conversação em tempo real por incluir em sua estrutura o protocolo de comunicação Internet Relay Chat (IRC) e programas de conversação em sítio web ou mensageiro instantâneo. Nestas “salas” de bate-papo o usuário é informado quando um membro cadastrado em sua lista conectou-se à rede permitindo o envio e recebimento de mensagens de texto instantaneamente, permitindo aos participantes um nível de conversações mais dinâmico. Nas últimas décadas foram incorporados a essa ferramenta de comunicação diversos outros recursos permitindo o envio de imagens animadas ou inanimadas, documentos, conversação em áudio, vídeo conferência e etc. A vantagem desta ferramenta de abordagem síncronas é a de obter respostas rápidas e permitir a organização de debates e discissões entre pessoas distantes fisicamente. Sua desvantagem é a incompatibilidade de horário entre possíveis participantes, fato que por ventura acaba esvaziando a sala em se tratando de educação. Apesar de não ser o carro chefe da EAD não deve ser descartado e sim estimulado devido a possibilidade de manter de forma fácil, rápida e dinâmica a interação professor-aluno .
     Neste instrumento o professor precisa exercer um papel atuante e desempenhar sua função de mediador coordenando os debates ou discussões, para isso é preciso estar atento a uma série de informações gerenciais que a ferramenta lhe fornecerá, informações que vão lhe auxiliar na identificação de possíveis problemas. Deve-se permitir acesso apenas a alunos da turma, saber a frequência de intervenção dos participantes, excluir da sala usuários que não respeitem as normas estabelecidas e saber quais alunos estão realizando conversas paralelas, pois a depender da frequência isto pode interferir no debate do grupo. É importante que o mediador analise o andamento e qualidade da discussão e o comportamento dos participantes para traçar novas metodologias a serem utilizadas, observar o nível de conhecimento exposto pelos alunos, identificando fatores positivos e negativos que podem ou devem ser explorados durante a realização do curso.
     Nos modelos assíncronos, como nos fóruns, blogs e e-mail a flexibilidade de horário é a grande vantagem mas o tempo de resposta nem sempre é o esperado. Muitos alunos da modalidade EAD reclamam da demora em obter respostas para suas dúvidas quando fazem uso destas ferramentas.

    Vejam o fragmento da Conferência Intenacional Sobre Redes Sociais intitulada Análise de Redes Sociais com Clara Pelaez Alvarez - CIRS - Março 2010

Questionamentos:
Se estas são ferramentas importantes o que lhes faltam para a efetiva participação dos alunos?

Seria mesmo apenas uma questão de incompatibilidade de horários o motivo da pouca participação nos chats?



Um comentário:

  1. Olá Cláudia. Parabéns pelo Blog. Respondendo seus questionamentos...Creio que como a nossa educação não utilizou essas ferramentas, ainda temos resistência em participar e principalmente em encará-las como parte de um processo de Ensino-aprendizagem. Em Relação a participação nos chats entendo que a incompatibilidade de horários de fato contribui significativamente para esse " desencontro". Abraços e visite o meu blog...http://tutoria2012.blogspot.com/

    ResponderExcluir